2 anos, um olá e um adeus

2 anos, um olá e um adeus

Hoje, 1º de abril, estamos completando 2 anos de existência (não é mentira), e como no ano passado, estou publicando mais um post de retrospectiva sobre o Loop Infinito, além de algumas novidades.

2 anos

Há exatos 2 anos, Caio e eu começamos esse projeto maravilhoso para nós, que se trata deste humilde blog sobre front-end, produtividade e lifestyle.

De lá pra cá muita coisa aconteceu. Muita coisa mudou em nossas vidas. Decisões foram feitas, obstáculos foram superados, soluções foram descobertas, amizades foram firmadas, algumas decepções foram amargas, algumas conquistas não importaram, e no fim, muito se aprendeu — e esse sim é o objetivo principal para nós. Aprender. Tanto nós quanto vocês. Vocês são todos nossos parceiros nessa busca — a busca pelo conhecimento e pelo constante aprimoramento.

Este ano não vou mostrar aquele monte de gráficos como da vez passada — apesar de gostar bastante disso =P. Mas selecionei alguns números importantes e plotei-os em comparação com o ano anterior. Para saber os números, passe o mouse em cima dos gráficos.

Quantidade de posts

Esse é o número mais óbvio, pois tá na cara que nossa frequência de postagens deixou muito a desejar nesse ano — e nós reconhecemos isso. Eu poderia citar N razões plausíveis para isso agora, mas tenho certeza de que no fim tudo não passará de desculpas para nossos leitores, e eu não os culpo por pensar isso.

Ranking de localidades

As cidades que mais nos visitam (não mudou muita coisa em relação ao ano anterior):

  • São Paulo (22.16%)
  • Rio de Janeiro (9.11%)
  • Belo Horizonte (5.76%)
  • Porto Alegre (4.67%)
  • Curitiba (3.51%)

Ranking de navegadores

Essa ainda é a minha parte preferida. Abaixo temos uma comparação com o ano anterior.

O Chrome ganhou ainda mais espaço (+1.2%), mas o Safari foi o que mais cresceu, obtendo um ganho (+3.1%) maior que o Chrome. O restante dos navegadores perdeu espaço.

Conferências

Conferências

2013 foi de longe o ano em que mais participamos de conferências de web, especialmente de front-end. Palestramos em alguns eventos regionais e participamos das grandes conferências como a JSConf BR e BrazilJS Conf, ambas de alto nível e imperdíveis (falando nisso, já garantiu sua entrada para a BrazilJS Conf deste ano?).

É sempre muito bom reencontrar os amigos que moram espalhados pelo país, além de trocar ideias com os participantes e palestrantes dos eventos — principalmente quando tem aquele chopp depois.

Um olá

Bem, como mostrado, nós faltamos bastante com nosso compromisso de manter o blog com novidades na maior parte do tempo, mas acreditamos que 2014 tem tudo para ser melhor que 2013. Vamos nos focar mais nisso e manteremos o Setup trazendo sempre as pessoas mais f***s que conhecemos da web brasileira. Algumas pessoas reclamam que a periodicidade do Setup é muito alta (1 setup por mês) — e realmente é, mas tem uma boa razão para isso e acredito que vocês sabem qual é: qualidade e compromisso. Acreditem, não é fácil ter que escolher apenas uma pessoa por mês em meio a tanta gente boa. Também vamos voltar a atualizar o wiredIn() (coisa que queremos há muito tempo), então podem esperar por playlists ainda melhores e um redesign do projeto.

Um adeus?

Como alguns já devem estar sabendo, Caio está indo morar em Amsterdã, e isso pode influenciar bastante em como as coisas vão se desenrolar daqui pra frente. Chegamos até a conversar sobre encerrar as atividades no Loop Infinito, e cada um continuar a fazer suas postagens em seus respectivos blogs. Porém, a ideia me pareceu um absurdo, e confesso que não me dei bem com essa possibilidade. Ainda não consigo me imaginar fazendo isso, pelo menos não por um bom tempo pela frente.

O que foi decidido enfim foi o seguinte: vamos continuar na ativa por aqui, e depois de um certo tempo tentar perceber se as coisas ainda estão fluindo legal. Então, o “adeus” na verdade é do Caio para sua morada aqui no Brasil, e não para o Loop.

Livro Coletânea Front-end

Nos últimos meses estávamos trabalhando em conjunto com mais 9 autores na elaboração desse, que se tornou no nosso primeiro material publicado em um livro. O convite veio do Sérgio Lopes (@sergio_caelum), que teve essa maravilhosa iniciativa. Para nós é uma grande honra poder compor algo juntamente com Bernard de Luna, Deivid Marques, Diego Eis, Eduardo Shiota, Giovanni Keppelen, Luiz Corte, Jaydson Gomes, Reinaldo Ferraz, e o próprio Sérgio, totalizando 11 autores, cada um com um capítulo independente.

Coletânea Front-end

O livro Coletânea Front-end: Uma antologia da comunidade front-end brasileira está sendo distribuído pela Casa do Código e está sendo publicado hoje (também não é mentira de 1º de abril). Por enquanto só está disponível na versão eletrônica, mas a versão impressa também estará disponível em breve. Achei a capa animal!

2014 promete, galera. Contamos com vocês para continuar movimentando a nossa comunidade. Valeu!

#64