1 ano de loop infinito

1 ano de loop infinito

Adivinha quem tá fazendo aniversário! Mais precisamente, 1 ano de vida!

Com certeza, há muito o que dizer sobre esse ano que passou. Muita coisa boa aconteceu. Para nós tem sido um enorme prazer fazer o que fazemos aqui no Loop Infinito. Dá muito trabalho, é verdade, mas posso afirmar com veemência que a satisfação vem em dobro, e todo esse trabalho vem acompanhado de muito aprendizado, logicamente.

Enquanto transladamos o sol…

A Terra já orbitou o sol mais uma vez, e desde o nascimento deste blog, coletamos dados de acesso com o Google Analytics. Hoje irei compartilhar com vocês algumas informações provenientes destes dados que julgo serem importantes.

Posts por mês

Nossa meta inicial era cada um de nós (Caio e eu) obedecer a uma periodicidade de 1 post a cada 2 semanas, resultando em post novo toda semana – e 4 ou 5 por mês (dependendo do mês).

Como visto no gráfico acima, já começamos falhando – mais precisamente, eu comecei todo atrapalhado, atrasei vários posts, que depois compensei no mês seguinte (logo se vê que Maio foi o mês com mais publicações).

Heinekenfication

Após experienciarmos todos esses problemas de atrasos, decidimos tornar as coisas mais interessantes e tomamos uma das decisões mais importantes pro Loop Infinito, e que vigora até hoje: pagamento de multa.

Heinekenfication

Heinekenfication é nossa versão otimizada de gamification. Simples e de fácil assimilação, possui apenas 2 regras:

  • Regra #1: Quem atrasa post paga 1 heineken por cada dia de atraso (por post). Ou seja, se acontecer – como já aconteceu – de um de nós estar com 2 posts atrasados, são 2 heinekens adicionadas à dívida do meliante todos os dias até que os posts sejam finalizados.
  • Regra #2: Nunca haverá heineken a menos. Ou seja, no caso de ambos estarem devendo por exemplo, 10 heinekens cada, está terminantemente proibido realizar qualquer tipo de “acerto de contas”, ou seja, de descontar as 10 heinekens de ambos os lados, fazendo com que todos os envolvidos fiquem terrivelmente sóbrios no final das contas.

Muitas heinekens foram pagas

Lá pelo final de 2012, as coisas ficaram tensas. Mal tínhamos tempo para escrever, de modo que publicar 1 post a cada 2 semanas tornou-se um grande desafio. Perdemos o controle e muitas heinekens foram pagas.

Então tomamos outra medida para o bem do blog e dos nossos fígados: diminuímos a periodicidade para 1 post a cada 3 semanas (para cada um de nós). Com isto podemos focar melhor em cumprir nosso objetivo principal.

Posts por autor

Totalizando 38 posts (sem contar com este) neste último ano:

Posts por tag

O detalhe aqui é que as tags não são exclusivas. Um post pode abordar vários assuntos diferentes ao mesmo tempo, tendo assim várias tags.

O dado que acho mais interessante dentre todas estas tags é #Experimento, pois considero fazer experimentos didáticos nos posts um grande diferencial nosso.

Posts mais famosos

Aqui estão listados os 3 posts mais famosos levando em consideração apenas o número de visitas recorrentes no dia de publicação de cada post. As visitas estão divididas em 2 categorias: Visitas do post em questão e visitas do blog:

O campeão até hoje é o Pião da casa própria em CSS 3D, publicado por Caio Gondim em 13 de Maio de 2012 (Ainda estou tentando quebrar este recorde). Os outros 2 são CSS blend modes e Acelerômetro do Mallandro, Glu glu ié ié! – ambos de minha autoria, e que nem chegaram perto do 1º lugar.

Visitas por mês

Como já era de se esperar, nosso primeiro mês de atividade (Abril de 2012) foi bem fraco de visitas. A coisa começou a melhorar em Maio com a publicação do post mais épico deste blog até o presente momento: Pião da casa própria em CSS 3D, como já mencionado.

Julho foi horrível, simplesmente relaxamos e fomos aproveitar as férias. E não há desculpas para isso. A partir de Agosto até hoje, seguimos num ritmo de crescimento modesto.

Ranking de localidades

Eis as cidades que mais visitam o blog:

  • São Paulo (15.95%)
  • Rio de Janeiro (8.84%)
  • Belo Horizonte (5.95%)
  • São Luís (4.96%)
  • Porto Alegre (3.6%)

Ranking de navegadores

Agora a melhor parte, navegadores!

Com muito orgulho temos o Chrome com mais de 70% das visitas, seguido do Firefox e, olha só, o Safari na frente do IE! =D

Ranking de SOs

Já se tratando de sistemas operacionais utilizados, não vemos nenhuma surpresa ao notar que o Windows ainda corresponde à grande maioria dos usuários, seguido do Mac OSX (bem mais do que estávamos esperando) e Linux.

Já levando em consideração apenas os dispositivos móveis, temos o iOS como vencedor (60% das visitas), seguido do Android. A parcela restante é muito pequena para merecer ser discriminada aqui, então apenas mesclei os outros sistemas em uma categoria Outros, que corresponde a apenas 2.12%.

Ranking de dispositivos

Nenhuma novidade novamente. Usuários do iOS consomem de fato muito mais internet que os usuários de Android. iPhone e iPad ficam com o primeiro e o segundo lugar.

Fontes de tráfego

Aqui sim, me surpreendi. Eu realmente estava esperando que nosso tráfego de referência dominante fosse o Twitter. É a prova cabal de que devemos dar a mesma importância pro Facebook (o que não acontece hoje).

Assinaturas do feed

228 assinantes. Ainda não assina? Então assine e saiba sempre quando pintar post novo ;D

Conferências e palestras

2013 tem se mostrado muito mais propício para nós quando o assunto é eventos de front-end. Acho que principalmente pelo fato de termos nos mudado de São Luís (geograficamente desvantajoso) para o Rio de Janeiro e termos vindo trabalhar na Globo.com, uma empresa que reconhece a importância e investe em eventos deste tipo.

Conferências

Nesse ano que se passou, palestramos no Front in Maceió 2012, RioJS 2013 e RSJS 2013 (veja nossas palestras) e participamos da Conferência BrazilJS 2012 (apenas como expectadores). Todos estes eventos foram fantásticos para nós principalmente pelo networking incrível com muita gente.

Projetos

Projetos

Assim que iniciamos o blog, iniciamos um pequeno projeto em paralelo, a tradução da documentação do LESS para o português, e algum tempo depois, também traduzimos a documentação do CoffeeScript.

Lançamos também o wiredIn(), uma playlist de músicas cuidadosamente selecionada para desenvolvedores quem gostam de música. Aperte o play e deixe seus commits fluírem. Veja nossa página de projetos.

Aproveitando a deixa, estas duas traduções já estão desatualizadas. Quem quiser nos ajudar a mantê-las atualizadas, é só mandar um pull request lá no Github. Os repositórios de ambos os projetos encontram-se no Github do Loop Infinito. Seria muito bacana se outras pessoas participassem.

Spoiler: vem mais coisa boa por ai ;D

Agradecimentos

Vale salientar que nós (Caio e eu) tivemos apoio de muita gente, e foi esse apoio o que mais nos impulsionou.

Você

Primeiramente, agradecemos a você, querido leitor. Que nos acompanha e comenta os posts. Não tem nada mais satisfatório do que ver pessoas comentando aquele meu post que deu tanto trabalho, e de saber que as pessoas de fato leem aquele monte de coisas que escrevi. Obrigado a todos os nossos seguidores no twitter e no facebook que sempre estão divulgando nosso trabalho em suas esferas sociais.

Yuri Goytacaz

Ao nosso parceiro de São Luís, Yuri Goytacaz, pela ajuda com revisões de posts, opiniões importantes e alguns pull requests bacanas. Valeu pela força e boa vontade!

BrazilJS Foundation

Todos os caras da BrazilJS Foundation sempre foram muito receptivos conosco, especialmente Davidson, Bernard, Zeno e Giovanni. Sempre nos convidam para os eventos e divulgam nosso trabalho. Valeu pela parceria galera!

Nosso objetivo principal

Primar pela qualidade, sempre. Acho que está bem claro que nunca fez parte das nossas metas maximizar quantidade de posts. Sempre tivemos a convicção de que a qualidade seria um forte diferencial a nosso favor, e que menos é mais – esta filosofia realmente faz parte das nossas vidas.

Focar na qualidade é uma maneira de manter nosso trabalho prazeroso. E, ao manter nosso trabalho prazeroso, invariavelmente melhoramos nossa qualidade. E assim seguimos nesse loop infinito.

#39