Entendendo as diferentes distribuições dos navegadores

Entendendo as diferentes distribuições dos navegadores

O novo método de desenvolvimento do Chrome, com releases mais rápidos e constantes causou um forte impacto no método de desenvolvimento de todos os grandes navegadores. Hoje, Firefox, Opera e até mesmo o Internet Explorer de certa forma migraram para um calendário de releases mais curto, com vários canais de distribuição. Vamos entender os canais de cada navegador, sua finalidade e seu ciclo de vida.

Chrome

Stable channel

É a versão padrão e mais estável do Chrome. Grande lançamentos são liberados a cada 6 semanas e pequenas correções a cada 2 ou 3 semanas.

Beta channel

Neste canal as novidades chegam um mês antes que no canal estável, mas isso tem seu preço: este canal é mais instável que o anterior. O canal beta serve como um canal de teste para a versão estável, então alguns bugs e crashs podem acontecer. Atualizado a cada semana, com grandes atualizações a cada 6 semanas.

Dev channel

Este é o canal que serve não só de teste para novas funcionalidades que irão aterrissar no canal beta, mas também como um canal para teste de novas idéias. Nem todas as funcionalidades aqui implementadas irão necessariamente para o canal beta e, por sua vez, para o canal estável. Elas podem ser descartadas. Atualizado 1 ou 2 vezes por semana.

Canary build

O canary build é a versão para testes do Google Chrome. Os updates são diários e eles não são testados. Por ser o canal mais instável, não pode ser definido como browser padrão. Diferente dos outros canais, o Canary é baixado como um outro aplicativo, podendo rodar ao lado de qualquer outro canal do Chrome. Por padrão ele envia estatísticas sobre seu uso e relatórios de crashes.

Seu nome vem de uma antiga técnica de se usar canários em minas de carvão para detectarem de forma precoce um aumento no nível de gases tóxicos. O monóxido de carbono é imperceptível aos humanos e, caso alcance níveis de concentração muito elevado, mata. O canário é mais sensível ao gás e morre antes dos humanos. Então, caso existisse um canário morto na mina, era sinal de que o nível de CO estava muito alto e assim poderiam tomar uma atitude a respeito ainda em tempo de evitar uma morte humana.

Firefox

Release

Versão estável. Grandes releases com melhorias na performance, segurança e/ou novas funcionalidades ocorrem a cada 6 semanas. Pequenos fixes são liberados de forma mais constante.

Beta

Versão de testes para a versão estável. Aqui ocorrem pequenos ajustes para torná-la estável. Grandes melhorias são liberadas a cada 6 semanas, e fixes são liberados assim que prontos.

Aurora

Indicada para desenvolvedores web e early adopters. Acompanha o ciclo de lançamentos de grandes releases de 6 semanas das versões Beta e Release. Nesta versão se tem acesso a funcionalidades experimentais que, de acordo com o feedback dos usuários, irá ou não aterrisar na versão Beta.

Nightly

Como o próprio nome sugere, é atualizado todas as noites. Canal bastante experimental. Todo release deste canal pode ser acompanhado pelo Twitter @firefoxnightly.

Opera

Estável

A versão testada e mais estável.

Next

Versão de teste com as novas melhorias e tecnologias. Por ser uma versão de teste, é totalmente independente, o que significa que seus favoritos e preferências não são compartilhados entre a versão estável.

Safari

Estável

Ultima versão do Safari. Grandes updates costumam acontecer junto com o lançamento de novas versões do OS X. Pequenas correções são disponibilizadas como updates do sistema. Na última versão estável, a 6.0, não foi lançada versão para Windows.

Beta

Algumas vezes a Apple disponibiliza, antes do lançamento de uma nova versão do OS X, uma versão beta do Safari. É necessário ser cadastrado no Apple Safari Developer Program para baixar a versão beta. O cadastro é grátis.

Webkit

WebKit é, além do nome do engine mais popular entre os browsers, também o nome do navegador de código-aberto que apresenta todas as futuras features e serve de base para o Safari. É atualizado diariamente, as vezes várias vezes em um mesmo dia.

#20