O disquete significa salvar

O disquete significa salvar

O que acontece quando todas as coisas em que nossos ícones são baseados não existem mais? Será que eles se tornam apenas símbolos emblemáticos cujas origens estão envoltas em mistério?

Disquete

Muitas das pessoas que hoje usam computadores (PC, Mac, iPhone, etc) nunca sequer viram um disquete na vida. E ele continua sendo o ícone padrão para ação de salvar.

Radio buttons

Os radio buttons são assim chamados pois são inspirados nos antigos rádios para carro onde apenas um botão poderia estar pressionado ao mesmo tempo. Lembram dos rádios com botões fisícos de AM e FM?

Bookmarks

No antigo mundo analógio (ainda presente para alguns), se usava marcadores de páginas (bookmarks) para marcar o progresso de leitura de um livro, já que esses antigos dispositivos não salvavam a última página quando eram desligados.

Agenda e calendário

Na época do meu avô, as pessoas carregavam os endereços e telefones de outras pessoas em um conjunto de papel. Alguns até utilizam os calendários da mesma forma. E tudo era mantido junto por um espiral de metal.

Caixa postal de voz

Acredito que os ícones de caixa postal de voz são inspirados em fitas de bobina. Eu sinceramente nunca vi uma, e acredito também que a minha caixa postal de voz não seja mais guardada nisso.

Pasta suspensa

Essas antigas pastas de escritório ainda servem como representação de um lugar abstrato para guardar arquivos comuns no seu computador.

Telefone

O celular mais avançado do mundo utiliza o que mais parece um telefone que você viu pela última vez na casa da sua avó, a não ser que você tenha usado um orelhão recentemente.

Lupa e binóculo

Em algum momento do passado a lupa se tornou o ícone para “procure em todo lugar”, e o binóculo o ícone para “procure dentro do documento”. O que não faz sentido porque lupas são usadas para encontrar coisas que estão próximas e binóculos deixam implícito busca em largura e distância.

Envelopes

Em pouco tempo o próprio envelope irá se extinguir e próxima geração irá se perguntar do que se trata esse quadrado branco e o que eles têm a ver com e-mail.

Engrenagens e Ferramentas

Ainda os símbolos mais comuns para configurações, mesmo que a maior parte das pessoas nunca tenham visto alguma.

Microfone

Se você não conhece Elvis, como pode saber que isto é um antigo microfone?

Fotografia

Muito provavelmente, ninguém com menos de 20 anos jamais viu uma Polaroid e mesmo assim continuamos as usando como ícones para fotos e aplicações são vendidas pelo preço de $1 bilhão com estes ícones. Talvez eu esteja errado, afinal.

Televisão

TVs analógicas com “orelhas de coelho” e botões para mudar a frequência ainda são os atuais ícones para vídeo.

Etimologia

A origem da maioria das palavras usadas em nossa linguagem falada possui uma terminologia antiga que vem evoluindo há muitos anos e, algumas vezes, se distanciando do seu significado original.

Como por exemplo, a palavra trivial. No Latim medieval, trivia significava o conjunto das 3 artes liberais básicas (lógica, retórica e gramática), que serviam de base para o quadrivium (aritmética, geometria, música e astronomia), sendo assim a educação básica.

O adjetivo trivial então significava algo pertencente a trivia, ou aos ensinos básicos. Logo, algo óbvio, fácil, dizemos que é trivial. Sua origem, no nosso dia-a-dia, se perdeu. Mas seu significado permanece.

Os ícones, assim como nossas palavras, formam uma linguagem, porém visual. No caso dos apresentados acima, eles foram baseados em objetos reais para simbolizar uma ação virtual que de certa forma se assemelha ao uso daquele objeto que foi usado como metáfora. A sua origem, ou o objeto que serviu como metáfora, provavelmente irá sumir, porém o significado irá continuar. Nossos filhos irão interagir e entender o significado dos ícones pelo uso, mas provavelmente irão saber sua origem em algum livro, ou e-book.

#11